Home / Noticias / Decreto municipal flexibiliza abertura do comércio
Decreto municipal flexibiliza abertura do comércio

Com base no Decreto Estadual n° 55.184, publicado nesta quarta-feira (15) pelo governo Estadual, o Executivo de Capivari do Sul elaborou um novo decreto flexibilizando a abertura do comércio do município.

Conforme o Decreto Municipal n° 102, publicado nesta quinta-feira (16) pela manhã, os estabelecimentos estão autorizados a abrir normalmente, no entanto, deverão adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, bem como implementar medidas de prevenção ao contágio pelo COVID-19, disponibilizando material de higiene e manutenção da limpeza dos instrumentos de trabalho.

Também é obrigatório o uso de máscaras e/ou protetor facial pelos funcionários, prestadores de serviços e servidores.

Os estabelecimentos comerciais ainda deverão fazer atendimento controlado com distribuição de senhas ou outro sistema eficaz, observando o afastamento de dois metros por pessoa com a permissão de acesso ao interior do estabelecimento de no máximo 5 pessoas, com exceção dos supermercados que é de no máximo 10 pessoas

Para as academias, o recomendado são atendimentos de forma individual e com pré-agendamento, seguindo todas as normas de higienização contidas no decreto.

Os estabelecimentos comerciais, deverão fixar horários e setores exclusivos para atendimento a clientes com idade superior ou igual a 60 anos e ou às pessoas enquadradas no grupo de risco.

Veja o decreto na integra AQUI.